Pokémons Baseados nas Mitologias
Sabemos que pokémon é uma franquia que estará completando seus vinte anos de existência amanhã, e com mais de 700 criaturas existentes, temos em muitas delas muita criatividade e algumas nem tanto, mas fica claro que uma parcela destas criações são influenciadas por criaturas reias e algumas vezes por seres folclóricos e mitológicos, vamos então citar alguns dos pokémons baseados em seres mitológicos.
Ninetales - Kyuubi no Kitsune
Baseado em lendas japonesas de raposas, Ninetales é fruto da lenda da raposa de nove caudas, a cada 100 anos a raposa ganha uma calda nova, após completar sua nona, ela muda completamente sua coloração e ganha uma sabedoria incomensurável, por isso temos Vulpix com apenas seis caldas e após evoluir para Ninetales, muda sua coloração e crescem três novas caldas.
Zapdos - Thunderbird
Zapdos, um dos pássaros lendários de Kanto teve sua inspiração em um pássaro mitológico gigantesco chamado Thunderbird, os indígenas norte-americanos acreditavam que o bater de assas desse pássaro causava tempestades de ventos e trazia trovões, e que raios saiam de seus olhos quando ele piscava. Os Thunderbirds eram uma crença comum entre várias das tribos que existiam nos E.U.A., os índios Sioux, acreditam que os colossais Thunderbirds são representações espirituais em corpos materiais, e que hoje vivem em locais isolados do planeta por causa de nossa civilização suja e egoísta.
Moltres - Fênix (Suzaku)
Já seu companheiro Moltres, pássaro de fogo foi baseado na criatura mitológica chamada de Fênix, essa criatura que está presente em diversas mitologias, como Benu na egípcia, Huma na persa, Feng Huang na chinesa, Fênix na grega, mas é como o pássaro vermelho chinês/japonês(Suzaku) que certamente Moltres foi inspirado, completamente coberta com chamas vivas, Moltres é um dos pássaros lendários que protegem o equilíbrio do mundo pokémon.
Suzaku representa o Sol, justiça, obediência e fidelidade, já foi utilizada como um símbolo da família imperial tanto chinesa como japonesa.
Ho-oh - Fênix (Feng Huang)
Nosso querido Ho-oh, pássaro de Gold/Silver foi também inspirado na fênix, mas desta vez teve seu design influenciado pela Feng Huang ou também chamada de Hou-Ou, ela representa a nova era, a prosperidade e a paz, e para os chineses quando alguém vê ela voando significa uma jornada de paz e um renascimento próspero.
Lembrando que Ho-oh é o primeiro pokémon selvagem que Ash vê no primeiro episódio do anime, certamente para marcar o início de uma nova jornada do protagonista.
Rayquaza - Quetzalcoatl
Quetzalcoatl, é um deus cultuado na mitologia asteca, esse deus tinha uma forma humana de um homem branco com longas barbas negras e vestimentas verdes, e uma forma animalesca original que dava o significado de seu nome Serpente Plumada, era tido como um Deus bom e era aguardado o seu retorno entre os humanos, foi por esse Deus que os astecas aceitaram a vinda dos espanhóis por seu tom de pele clara e suas barbas negras.
Quetzacoatl, representa a vida, a vegetação, a alimentação física e espiritual, era cultuado como Deus dos Ventos e Senhor da Luz.
Uma curiosidade é que ele tem o tom de verde e preto que são as cores do lendário Rayquaza uma na sua versão normal e preto em sua versão shiny.
Sigilyph - Linhas de Nazca
Com seus contornos todos similares ao beija flor de Nazca, mas Sigilyph ainda representa com suas cores vivas e desenhos diferentes em seu corpo os bonecos Kachina, esses bonecos representavam os espíritos na mitologia da tribo Hopi.
Mas e você quais pokémons baseados em mitologia conhece?
Deixe nos comentários o que achou da listinha, não deixem de acompanhar nosso conteúdo.
Comentários
Postar um comentário