Nerdeek Reviwe - The Vanishing of Ethan Carter


The Vanishing of Ethan Carter é um jogo lançado em 2014 (para PC e 2015 para PS4) pela desenvolvedora indie polonesa The Astronauts criada em 2012 por três membros da desenvolvedora People Can Fly onde desenvolveram os jogos Painkiller, Bulletstorm, Gears of War: Judgment entre outros.
The Vanishing of Ethan Carter é um jogo de aventura em mundo aberto, considerado uma “weird fiction”, ou seja, é uma ficção baseada no sobrenatural, porém não é baseada no terror que ela traz, mas a procura do entendimento de um mundo além do mundano, alguns produtos desse gênero são os livros de H. P. Lovecraft e Edgar Allan Poe e podemos ver claramente um toque desses escritores durante o jogo.
Você toma o papel do detetive sobrenatural Paul Prospero que recebe uma perturbadora carta de Ethan Carter pedindo ajuda para o detetive (como pode ser visto neste link: http://www.theastronauts.com/comic/), o jogo começa com Paul Prospero chegando na região da casa da família Carter em Red Creek Valley (inspirado na região de Bobertalsperre, represa localizada na Polônia), Paul Prospero parte em busca de pistas para encontrar Ethan Carter e salvá-lo do mal que está dominando a família Carter.
Paul Prospero usa seu intelecto para compreender os cenários e seus poderes sobrenaturais para, em contato com os mortos, descobrir mais sobre o que aconteceu com Ethan Carter enquanto vaga por Red Creek Valley. O jogo te dá puzzles e enigmas que te levam a descobrir mais sobre a história, os puzzles são relativamente simples (alguns deles você pode tentar acertar na tentativa e erro sem muito esforço), porém vale lembrar que não se trata de um jogo baseado em puzzle, o foco se dá na atmosfera, clima e na humanidade dos personagens. O jogo possui mundo aberto, mas há uma linearidade que é difícil de ignorar, um grande problema do jogo é o save que é feito automaticamente somente após concluir um puzzle ou enigma, o que pode levar bastante tempo.
The Vanishing of Ethan Carter foi feito utilizando todo o potencial gráfico do Unreal Engine, seus cenários são simplesmente estonteantes, Red Creek Valley fora feito usando a tecnologia de fotogrametria, ou seja, tudo foi calculado baseado em medidas reais para ser feito da maneira mais realista possível, esse grau de realismo serve muito bem ao jogo, trazendo o sobrenatural para a realidade de maneira crível e não se envergonhe por parar alguns minutos na ponte do bonde ou na represa para observar a beleza deste jogo.
O compositor polonês Mikolai Stroinski, o mesmo de Dark Souls 2 e The Witcher 3, consegue ligar os sentimentos do jogador com o clima do jogo e a sua história através da maravilhosa sonografia, as músicas conseguem equilibrar o tom de mistério e a tensão necessárias em cada cena do jogo. O trabalho de dublagem é muito bem feito e apenas em poucos momentos o jogador pode perceber uma falha de atuação na dublagem e a narração de Paul Prospero com sua voz confiante torna a trama bastante envolvente.


Conclusão:


The Vanishing of Ethan Carter é um exemplo de que jogos digitais são mais do que entretenimento e que podem ser considerado arte, o visual magnífico, a bela sonografia e a trama envolvente mostram mais do que um jogo para se jogar, um jogo para se apreciar.

Prós:
  • Visual
  • Sonografia
  • Trama

Contras:
  • Preço em relação ao tempo de gameplay
  • Sistema de save
  • Jogabilidade simples
  • Sem fator de rejogabilidade


  • Análise com spoilers:


Ethan Carter é um garoto que vive em um local isolado com sua família, um garoto que cresceu lendo livros de Lovecraft, Poe e outros como pode ser visto em um dos cenários no sótão da casa da família Carter vários livros em cima de uma mesa, Ethan Carter é um garoto de grande imaginação que escreve contos para sua família, um garoto que se interessa por livros, escrever, desenhar em um local totalmente isolado apenas com sua família mostra as influências de um grupo conservador em torno de um garoto fora da linha, os poucos momentos que o jogador percebe a socialização da família em torno do garoto mostra uma família problemática, um ambiente não apropriado para se criar um garoto, por exemplo o tio e o irmão de Ethan Carter tem o costume de chamá-lo de “bicha” (faggot), o garoto pode não entender o significado da palavra, mas obviamente associa a algo ruim através da maneira como seus parentes o chamam assim, aqui vemos uma alegoria de como em muitos momentos a sociedade tenta reter a criança para que ela seja como a sociedade deseja que ela seja.
A história gira em torno do “adormecido” (sleeper), como Ethan Carter ao encontrar o quarto escondido em uma casa de um alquimista começa a acordar o “adormecido” e assim a família Carter começa a se tornar obcecada por não deixar o “adormecido” acordar enquanto Carter deseja que o “adormecido” acorde e sua família aos poucos se volta contra o garoto, seguindo o rumo do jogo você resolve o mistério da morte dos membros da família Carter e também conhece os contos escritos por Ethan Carter para os membros da sua família que revelam mais detalhes da família complicada de Carter, no fim do jogo você percebe que Paul Prospero é mais um personagem das histórias de Ethan Carter e que o “adormecido” na verdade é Ethan Carter que estava brincando com suas histórias no porão de uma casa e quando sua família o encontra sem querer colocam fogo na casa, Ethan acaba preso no porão enquanto a fumaça tóxica asfixia-o, Ethan então se deita em um pequeno colchão e adormece, a luta da sua família para salvá-lo é representado pela luta da família para acordar o “adormecido” e a morte da família como a desistência de salvá-lo.


Ethan: “What happens then?”
Paul: “Another story, kid, what else?”

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