Circle Um Filme Para os Tempos de Hoje


Recentemente enquanto transitava pelo menu dos filmes da Netflix, acabei encontrando o filme Circle que já havia lido a sinopse e tinha me empolgado com a ideia do filme. Após terminar o longa, fiquei completamente impressionado com a forma de como ele trata inúmeros assuntos e principalmente como ele é a representação cinematográfica dos tempos atuais e incrivelmente das discussões que estão sempre surgindo aqui em terra tupiniquim.

Circle se passa em uma sala onde 50 pessoas acordam em pé, todos com os pés em círculos vermelhos, existe um olho mecânico no centro da sala e setas no chão que apontam para cada uma das pessoas. Todos que tentam sair do lugar recebem uma descarga projetada pelo "olho mecânico" e morrem, a cada dois minutos o olho mata uma pessoa aleatoriamente, até que eles descobrem que existem um tipo de votação para decidir quem morre, a pessoa mais votada acaba morrendo pelo "olho" e a cada dois minutos eles tem que escolher novamente quem será o próximo.

O enredo já é bem interessante, mas o ponto forte realmente são as questões sociais que ele levanta, esse filme é extremamente rico em seus diálogos, pois como instintivamente todos querem sobreviver, várias facetas dos seres humanos vão se criando  durante discussões de raça, gênero, valores, bioética e em um certo momento do filme, chega a separar aquelas pessoas em dois grupos, um bem conservador e outro liberal, e todos esses temas são muito bem trabalhados em ótimos diálogos, portanto você chega a sentir uma leve raiva de alguns personagens que defendam apenas a sí mesmo, ou daqueles que tenham um pensamento tão fechado ou até mesmo tão oposto ao seu.

Temos no filme uma criança e uma gestante e como eles acham que uma delas vai ganhar, vários deles buscam argumentos para justificar o voto nelas, já outros mesmo querendo viver fazem tudo para poder protegê-las. Há também um personagem que representa o capitalismo e um que representa o socialismo, ou seja, o filme traz em 1:30h várias dualidades contemporâneas ao mesmo tempo que tenta resolver uma velha questão humana "somos essencialmente bons ou maus?".

Fica a recomendação deste longa, ele é bem construido nos surpreende em vários momentos, sem dúvidas vai acrescentar ideias, sem contar as possibilidades de leitura dele. Há muito tempo que não  via um filme tão "atual".

Mas e você já viu esse longa?
Nos deixe nos comentários o que achou!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo trailer de Punho de Ferro esta repleto de ação

Senhora Volta Aqui - Primeiro jogo do Blog Nerdeek