A Colina Escarlate Vale o Ingresso?


A colina escarlate, novo filme de Guilhermo del Toro vinha levantando a expectativa de muitos (eu era uma dessas pessoas), pois quando foi divulgado que ele estava montando a mansão de verdade e que estava pensando em cada detalhe estético dos cenários, não tinha como não se empolgar, afinal del Toro vem nos presenteando com ótimos filmes pelos últimos tempos, um cara que prefere efeitos práticos do que os digitais, um diretor que faz cinema numa veia bem artística ainda.
Então fui todo contente assistir ao novo filme mesmo que muitas pessoas já houvessem falado dele (falado mal), e não achei ele esse filme ruim que tantos dizem ele tem uns pontos altos e um baixos como muitos filmes.

Pontos Baixos

Mia Wasikowska, ela para mim é de longe o ponto mais baixo do longa, inexpressiva (como sempre) nos entrega uma protagonista sem características, sem demonstrar sentimentos, bem apática. Existem momentos do longa que seriam muito melhores aproveitados se não houvesse essa guria no papel, um exemplo sem spoiler é o final do filme. Não sei qual graça veem nela, afinal ja nos entregou uma Alice bem fraca e aqui novamente uma personagem bem fraca.

Previsibilidade do Final, esse é um problema bem chato, principalmente para quem tem uma bagagem boa de romances na vida, o filme deixa muito claro o que vai acontecer e como disse del Toro "Esse filme é um romance gótico", não tem problema ser previsível, o problema é não ser corajoso como um verdadeiro romance gótico, ele é muito piegas, muito sessão da tarde no conteúdo, não teve a coragem de ser um romance trágico, faltou "corpo" para o filme.


Pontos Altos

Estética, não tem como não tirar o chapéu para a todo cenário montado, a mansão é assombrosamente linda, muito bem construida e pensada, não apenas a casa, mas figurinos impecáveis, ambientação, o trabalho de fotografia desse filme é espetacular, dá pra perceber toda a dedicação para entregar algo realmente bem feito.

Fantasmas, estão muito bons no filme, e sinceramente da forma que deveriam estar, afinal del Toro não usa os fantasmas como nesses terrores genéricos, os fantasmas dele sempre tem uma função no filme (quem assistiu a Espinha do Diabo sabe do que falo) e nesse filme não é diferente, o fantasma não é o foco do filme, é um acontecimento da trama, então eles não ficam dando sustos de graça durante o filme, eles são elementos para se contar a história, funcionam muito bem.

Vale o ingresso? Claro que vale, afinal esse filme esta dentro de uma estética que provavelmente demore muito tempo para vermos novamente, sem contar que a qualidade estética é superior ao roteiro fraco.
Esperava mais desse filme, claro, no entanto é um filme casual que se percebe a preocupação em fazer algo "autentico" dentro do gênero, então mesmo dando um ar de filme "macabro mas com alegria" do Tim Burton, vale a pena sim assistir e se deliciar com as imagens que são entregues.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo trailer de Punho de Ferro esta repleto de ação

Senhora Volta Aqui - Primeiro jogo do Blog Nerdeek